7 de set. de 2010

arte abstrata - esdrúxula para o entendimento intelectual

A arte abstrata não representa a realidade. Ela é uma composição de formas e cores, não quer e nem pretende representar nenhuma existência ou conceitos habituais, formais do passado ou do presente, muito pelo contrário, ela pretende transcendê-los.

Mutações artísticas, assim como descobertas científicas, irradiam muitas mudanças que derivam para várias áreas e setores das atividades humanas. A cada época as artes refletem de forma poderosa os costumes da humanidade e na própria história da arte. Entre toda arte moderna, nenhuma foi e ainda não é tão poderosa quanto a arte abstrata.

Em essência a arte abstrata está contida “para mais ou para menos” em cada movimento artístico surgido na arte moderna até os nossos dias e parece que vai se estender pelas novas mídias e substratos tecnológicos também ao longo do século XXI.

O mundo nem sempre foi assim, como o encontramos hoje. Do fim de século IXX até primeira metade do século XX, guerra e pós-guerra impressionou muito e levou os homens ao reconhecimento franco e cruel do efêmero, do frágil e do mortal. A humanidade sofreu grandes transformações, passou por horrores e a vida humana parecia de pouca importância, por isso as pessoas "sobreviventes" tinham urgência de vida, de acontecimentos e contextos superiores, mais livres e mais espirituais. Decorrentes destas influências e urgências subjetivas aconteceram manifestações sociais e artísticas extremamente diferentes, esdrúxulas para o entendimento intelectual “comum” aceito na época, tanto nos conceitos e métodos, quanto nos resultados de suas criações.



define: arte abstrata. Ela inicia-se num processo de exaltação mental que separa parte de um ou de vários elementos de uma totalidade complexa (coisa, representação, fato), passa por um estado de alheamento do espírito; enleio, devaneio e se expressa do interior para o exterior numa linguagem subjetiva, espiritual, revelando-se “mais para o espírito e menos para a razão” numa nova escrita por entre cores, texturas, linhas e formas.

moacir p ponti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Exista e deixe abaixo a sua impressão.