7 de set. de 2010

conceitos, preconceitos e idéias .vs. arte abstrata


Sempre de prontidão observamos a vida segundo um modelo comum de conceitos, preconceitos e idéias, estes padrões causam-nos estranheza quando nos deparamos com o que é diferente nas artes.

Isso acontece também com a arte abstrata. Queremos novidades. E novidades só são novidades se tiverem algo que supere todas as nossas expectativas e conhecimentos atuais.

Por isso mesmo as artes buscam o original em cada nova apresentação, elas não se renovam, elas se sobrepõem. Porque "exigimos"queremos mais, sempre mais e ao contrário da publicidade, a arte nos atende e realiza o que os anúncios "de produtos e serviços" de apelo imediato prometem, mas não cumprem.

expressionismo abstrato
Willem de Kooning
Pink Angels, 1945. Óleo e carvão sobre tela.
À primeira vista a arte abstrata pode parecer incompreensível e enigmática, pressionando-nos a entendê-la. Porém quando contemos o nosso julgamento imediato e apreciamos arte a partir de nossas experiências e capacidade cognitiva, damo-nos conta de que estamos tendo realmente uma nova experiência: a de ousar pensar diferente, de ver e de entender novas formas para um novo mundo que nasce a cada dia. 
Por que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Exista e deixe abaixo a sua impressão.